Ancelotti estreia hoje à frente da seleção contra o Equador


Treinador italiano deve apostar em jogadores com quem já trabalhou em clubes na partida contra o Equador, fora de casa, nesta quinta

5 giu 2025 - Folha de S.Paulo
Lucas Bombana

Com um estilo de jogo que busca inspiração no Real Madrid e contando com o retorno de alguns rostos conhecidos da torcida, a era Carlo Ancelotti à frente da seleção brasileira terá seu primeiro teste a partir das 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira (5), quando o Brasil mede forças com o Equador em Guayaquil, em duelo válido pela 15ª rodada das Eliminatórias para a Copa.Rodrigo Buendia/afp Carlo Ancelotti, técnico da seleção, em entrevista em Guayaquil na véspera da partida contra o Equador, pelas Eliminatórias da Copa

Após uma recepção calorosa de torcedores e dirigentes no Brasil, com direito a visita ao Cristo Redentor e camisa personalizada do Corinthians de presente, a estreia a cerca de um ano para a Copa não deve ser tarefa das mais fáceis para o experiente treinador de 65 anos.

Enfrentando dificuldades para apresentar um futebol convincente nos últimos meses, com falta de criatividade do meio de campo e poucos gols dos atacantes, o Brasil ainda não poderá contar com Raphinha, do Barcelona, e Rodrygo, do Real Madrid, fora por suspensão e lesão, respectivamente.

Devido ao histórico recente ruim da equipe, que inclui a goleada por 4 a 1 diante da Argentina em Buenos Aires, a seleção é atualmente a quarta colocada na tabela de classificação das Eliminatórias, com 21 pontos, e ainda não está garantida no Mundial de 2026 que será realizado daqui a um ano nos EUA, no Canadá e no México. Os seis primeiros garantem vaga direta no torneio; o sétimo ainda disputa repescagem.

O Equador, por sua vez, vem embalado em uma sequência de sete partidas invicto —quatro vitórias e três empates— que o alçou à posição de vice-líder do classificatório regional, com 23 pontos.

Contando com o apoio maciço da torcida nas arquibancadas do Monumental Isidro Romero Carbo, uma vitória contra o Brasil na noite de quinta-feira pode, inclusive, selar a classificação dos equatorianos à Copa.

No jogo de ida, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba, o Brasil venceu pelo placar mínimo de 1 a 0, com gol de Rodrygo, em uma atuação fraca e bastante contestada da seleção dentro de casa.

Com pouco tempo para reverter a situação difícil na qual o time se encontra e definir um novo padrão de jogo, Ancelotti já declarou que quer ver o Brasil jogando da mesma forma que o Real Madrid sob o seu comando na temporada 2023/24, quando os merengues faturaram os títulos do Espanhol, da Champions League e da Supercopa da Espanha.

“O meu Brasil vai jogar como o Real Madrid, mas não como o Real Madrid deste ano, e sim como o Real Madrid do ano passado. É isso que eu quero. Sei que o sistema depende das características dos jogadores, você tem que deixá-los confortáveis em campo. Não gosto que minha equipe tenha apenas uma identidade. Não é inteligente”, disse o treinador ao jornal espanhol Marca.

Na ocasião, os merengues atuavam com uma formação ofensiva que tinha Bellingham mais recuado na armação das jogadas, com Vinicius Jr. e Rodrygo à frente.

Nos primeiros treinos visando o confronto contra os equatorianos no CT do Corinthians, Ancelotti esboçou uma formação titular com o ataque formado por Estêvão, Vinicius Jr. e Richarlison, com o volante Casemiro voltando a ocupar um lugar entre os meias.

A escalação do Brasil de Ancelotti, ao menos em um primeiro momento, deve privilegiar alguns nomes com quem o treinador já trabalhou em clubes. Richarlison e Casemiro jogaram sob o comando do italiano no Everton e no Real Madrid, respectivamente, e voltaram a ser chamados após uma ausência de quase dois anos.

***

Equador x Brasil Eliminatórias

EQUADOR
Galíndez; 

Ordóñez, Pacho, Hincapié e Estupiñán; 

Moisés Caicedo, Vite e Alan Franco; 

Castillo, Kendry Paez e Enner Valencia.
Técnico Sebastián Beccacece

BRASIL
Alisson; 

Vanderson, Marquinhos, Alexsandro e Alex Sandro; 

Casemiro, Andreas Pereira, Andrey, Estêvão; 

Vinicius Junior e Richarlison.
Técnico Carlo Ancelotti

quando Quinta-feira (5), às 20h (de Brasília)
local Monumental Isidro Romero Carbo, Guayaquil, Equador
árbitro Piero Maza (CHI)
na tv Globo e Sportv

Commenti

Post popolari in questo blog

Dalla periferia del continente al Grand Continent

I 100 cattivi del calcio

Chi sono Augusto e Giorgio Perfetti, i fratelli nella Top 10 dei più ricchi d’Italia?