Com Raphinha, Brasil pode garantir a vaga no Mundial


WERTHER SANTANA/ESTADÃO
Raphinha foi elogiado por Ancelotti; atacante retorna à equipe

Atacante reforça a seleção, que se classifica se vencer o Paraguai hoje e a Venezuela perder

Próximas rodadas
O Brasil volta a jogar no dia 4 de setembro, quando recebe o Chile; no dia 9, visita a Bolívia

10 Jun 2025 - O Estado de S. Paulo.
RODRIGO SAMPAIO 
MARCOS ANTOMIL

Quem acompanhou as atividades da seleção nos últimos dias constatou uma mudança no ambiente. A chegada de Carlo Ancelotti deixou o clima mais leve, mas não menos profissional. O italiano aposta justamente na sinergia entre elenco e comissão técnica para buscar a vitória no duelo com o Paraguai hoje, às 21h45, na Neo Química Arena. Se ganhar e a Venezuela perder para o Uruguai, a seleção garante já nesta 16ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas a classificação para a Copa de 2026.

Ancelotti foi contratado para ser a “bala de prata” da CBF após um ciclo bastante tumultuado, com mudanças na gestão na entidade e diversas alterações no comando técnico. Apesar da pressão, o treinador multicampeão afirma que encontrou um grupo bastante entusiasmado para recuperar a autoestima da equipe.

“Fico feliz em falar do ambiente. Treinar uma seleção é algo novo para mim. O vestiário está muito motivado, é muito profissional. Os jogadores têm boa conexão com o corpo técnico. É um ambiente bastante familiar”, revelou Ancelotti, em entrevista coletiva concedida ontem, véspera do duelo com o Paraguai.

“Sei da importância que tenho para a seleção. Não digo que estou tranquilo, porque nunca podemos estar tranquilo, mas temos recursos para fazer as coisas bem neste ano”, comentou. “O que pude ver nesses dias foi muito amor e muita paixão. Isso aumenta a responsabilidade, mas tenho um ambiente sério e estou convencido de que vamos fazer um bom trabalho.”

Depois de estrear com um empate sem gols com o Equador, em Guayaquil, Ancelotti vai comandar a seleção pela primeira vez no País. O Brasil vai entrar em campo já sabendo o resultado da Venezuela, que vai enfrentar o Uruguai às 20h, e Ancelotti, que completa 66 anos hoje, espera a vitória e a classificação como presente de aniversário.

VOLTA CONFIRMADA. O time que vai a campo contra o Paraguai está guardado a sete chaves por Ancelotti, mas não deve ser muito diferente do que enfrentou o Equador. A principal mudança é a volta de Raphinha, que retorna de suspensão e vai iniciar entre os titulares. O retorno foi confirmado pelo próprio treinador.

“Ele é um dos melhores jogadores do futebol no momento. A presença dele será muito importante para ajudar na nossa classificação”, analisou Ancelotti. “Raphinha é muito móvel e será muito importante para desbloquear a partida.”

Raphinha vive grande momento no Barcelona e está cotado na briga pelo prêmio Bola de Ouro, concedido pela revista France Football ao melhor jogador do mundo. Com o atacante começando o jogo, a tendência é a saída de Estêvão.

Quem também pode perder a vaga entre os titulares é Richarlison, cujo favorito para substituí-lo é Matheus Cunha. Desta maneira, o esquema com três meio-campistas e três na frente será mantido.

***


FELIPE RAU/ESTADÃO
Neymar pai e o presidente Marcelo Teixeira durante a entrega do CT

Pai diz querer que Neymar renove contrato

Empresário entende que ficar no clube é o melhor para o filho, mas alerta ser preciso ‘viabilizar muitas situações’ para isso

“Eu quero que ele fique. O Santos abriu porta para o Neymar se recuperar. 
O Neymar está morando aqui novamente, feliz, perto dos amigos e da família. 
O Santos é o ambiente correto e certo para ele continuar. 
Queremos que o nosso menino continue.”
   - Neymar dos Santos Silva
     Empresário e pai de Neymar

10 Jun 2025 - O Estado de S. Paulo

Se depender da vontade de seu pai, Neymar vai continuar no Santos. O desejo de Neymar dos Santos Silva foi revelado ontem, na entrega da nova estrutura do CT Rei Pelé, quando também foi anunciada a construção de outro CT, na cidade de Praia Grande. O contrato atual do atacante termina no dia 31.

“Eu quero que ele fique. O Santos abriu porta para o Neymar se recuperar”, disse o empresário. “O Neymar está morando aqui novamente, feliz, perto dos amigos e da família. O Santos é o ambiente correto e certo para ele continuar. Queremos que o nosso menino continue.”

Porém, ele fez um alerta, indicando que apenas desejo não basta. “Mas temos que viabilizar muitas situações.”

Neymar sempre deu muita importância às opiniões do pai, que há anos também é o principal administrador de sua carreira.

O pai do jogador também falou sobre as propostas recebi

das de outros clubes. “Tivemos propostas, o Neymar nunca ficou fora de janela nenhuma e não ficaria fora dessa. Não aceitamos, pois ele quer se recuperar um pouco mais, para alcançar o nível ideal.”


Recentemente, Marcelo Teixeira, presidente do Santos, comentou que o Fluminense havia demonstrado interesse no jogador para a disputa do Mundial de Clubes.

CT RENOVADO. O Santos inaugurou ontem a nova estrutura do CT Rei Pelé. O local foi reformado após iniciativa do exlateral esquerdo Léo Bastos, ídolo do clube cujo nome foi dado ao novo edifício, e do pai de Neymar, que obteve os recursos para a obra com parceiros de sua empresa, a NR Sports. O investimento é de cerca de R$ 10 milhões.

A modernização foi feita em menos de um mês. A obra começou em 15 de maio. Com dois andares, o CT conta com seis vestiários (dois deles exclusivos para a arbitragem), auditório, salas para comissões técnicas, departamento médico, fisioterapia, fisiologia, almoxarifado, lavanderias, rouparia e setor administrativo.

“Creio que esse seja um dos investimentos mais importantes, porque mexe com o objetivo do clube, que é revelar talentos”, disse Marcelo Teixeira, presidente santista, ao Estadão. “O que existe na Vila Belmiro continuará existindo, como a academia de musculação, toda a área de saúde que tem lá destinada à base”, conta.

Também foi anunciada ontem a construção do novo CT do Santos, que ficará em Praia Grande. O local contará com quadras poliesportivas e campos. O “CT Vila Praia Grande, como será chamado, terá área total de 90 mil m² e, assim como o novo CT Rei Pelé, terá custo zero para o clube”, informou o Santos. A expectativa é que o local seja inaugurado antes da Copa de 2026.

Parceria entre o grupo Neymar e o grupo Peralta, o projeto prevê também a construção, na cidade, de um estádio para 35 mil pessoas. Segundo o pai de Neymar, o clube não terá despesas com os investimentos. “A contrapartida do Santos é jogar nessa arena.” •

Commenti

Post popolari in questo blog

Dalla periferia del continente al Grand Continent

I 100 cattivi del calcio

Chi sono Augusto e Giorgio Perfetti, i fratelli nella Top 10 dei più ricchi d’Italia?